
A notícia se espalhou rapidamente pelos grupos de gestantes, redes sociais e por ligações entre familiares: a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) já está disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Tabira. E as futuras mães não perderam tempo. Já na manhã desta quinta-feira (11), diversas gestantes procuraram as salas de vacinação para garantir a proteção extra aos seus bebês.
Na UBS do bairro Jureminha, o movimento começou cedo. Somente no período da manhã, cinco gestantes foram imunizadas. Entre elas, estava Pâmela Soelen, que vinha acompanhando de perto as notícias sobre a chegada da vacina. “Eu estava preocupada se ia dar tempo antes do nascimento do meu filho, até pensei em tomar de forma particular. Mas o SUS chegou primeiro, e tomei a dose aqui na Jureminha. Graças a Deus tomei e estou aliviada”, contou.

A vacina, inédita na rede pública de saúde, é indicada para gestantes a partir de 28 semanas e aplicada em dose única por gestação, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A proteção é fundamental para reduzir o risco de infecções respiratórias graves nos primeiros meses de vida do bebê, período em que eles são mais vulneráveis.
A Prefeitura de Tabira, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da imunização e orienta que todas as gestantes dentro do critério procurem sua Unidade Básica de Saúde para receber a dose. A vacinação é gratuita e está disponível em todas as UBS do município.

