Saúde

Informações Atualizadas em: 25/04/2024

AnoTipo de DocumentoAssuntoArquivo
2022-2025Plano Municipal de SaúdeO Plano Municipal de Saúde REFERENTE AO EXERCÍCIO 2022/2025Download
2023Relatório de GestãoRelatório Anual de Gestão da Saúde referente ao exercício de 2023
2023Programação AnualProgramação Anual
2022Relatório de GestãoRelatório Anual de Gestão da Saúde referente ao exercício de 2022Download
2022Programação AnualProgramação Anual
2021Relatório de GestãoRelatório Anual de Gestão da Saúde referente ao exercício de 2021
2021Programação AnualProgramação Anual
2020Relatório de GestãoRelatório Anual de Gestão da Saúde referente ao exercício de 2020
2020Programação AnualProgramação Anual
2023Relação de Especialistas e EspecialidadesRelação de Especialistas e EspecialidadesDownload
2023Lista de Medicamentos e informaçõesLista de Medicamentos e informaçõesDownload

Para conseguir um remédio de forma gratuita:

As informações que compreende os medicamentos disponibilizados pelo município e não demonstra medicamentos fornecidos pelo Governo do Estado, Farmácia Popular ou redes privadas, uma vez que os remédios oferecidos são da lista Municipal de Medicamentos Essenciais.

Remédios que podem ser retirados com receita simples, como por exemplo, anticoncepcionais, para tratamento da dor, alergia, pressão alta, diabetes e remédios para o coração, são entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Remédios que precisam de receita especial/controlada ou antibióticos, são entregues apenas na Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, onde o farmacêutico poderá auxiliar na forma de tomar a medicação, conforme a receita.

Medicamentos de Alto Custo

No caso de um remédio de alto custo, é necessário solicitar ao médico um laudo, em duas vias, com informações sobre a enfermidade, o tipo e o período de tratamento e a dosagem. Por meio desse laudo, são avaliadas a solicitação e a autorização para a retirada dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
Se ainda não tiver o laudo em mãos, o paciente deve retirar o formulário Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME) na unidade de saúde e levá-lo para que o médico o preencha. O formulário também está disponível online pelo endereço eletrônico: http://www.farmacia.pe.gov.br/sites/farmacia.saude.pe.gov.br/files/lme_em_logo.pdf
Ele é fundamental para comprovar a necessidade de uso do medicamento prescrito. O profissional terá que informar o código da enfermidade que consta na Classificação Internacional de Doenças (CID) e o número de seu cadastro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Para ter validade, o formulário precisa estar carimbado e assinado pelo médico.
Há casos em que o paciente deverá passar por novas consultas e exames, para a confirmação da enfermidade.
Ao solicitar o medicamento, é importante pedir uma cópia do protocolo. Não existe um prazo definido para a entrega, que pode ser feita na hora, em alguns dias ou em três meses. Por isso, alguns pacientes vão receber as instruções posteriormente pela Farmácia Especializada.
O paciente deve retirar o remédio de alto custo mensalmente, por três meses, e sempre com uma nova receita médica. Após esse período, é necessário refazer a solicitação por mais três meses, repetindo todo o processo.
Os medicamentos de auto custo devem ser solicitados na Farmácia especializada do estado situada em Afogados da Ingazeira:
Mais informações nos links:
http://www.farmacia.pe.gov.br/
http://www.farmacia.pe.gov.br/geres/x-geres-afogados-da-ingazeira/assistencia-farmaceutica/farmacia-de-pernambuco-unidade-sertao