Tabira se prepara para mais um fim de semana repleto de arte, emoção e cultura popular. A 38ª edição da Festa da Poesia, homenageando o poeta Zé Marcolino, acontece nos dias 19 e 20 de setembro, com uma programação que homenageia a palavra falada, cantada e sentida.
Realizado pela APPTA – Associação de Poetas e Prosadores de Tabira, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, além deputado federal Carlos Veras, deputado estadual Doriel Barros, vereadora Socorro Veras e Rádio Cidade FM 97,7.
A festa já se consolidou como um dos eventos culturais mais importantes do Sertão do Pajeú, atraindo poetas, artistas, cordelistas, músicos e amantes da poesia de toda a região.
Programação oficial:
Sexta-feira, 19 de setembro – 19h30
📍 Auditório da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti
🔹 29ª Mesa de Glosas – Uma das mais tradicionais expressões da poesia improvisada do Sertão, reunindo glosadores e glosadoras de destaque do Pajeú. Um verdadeiro duelo de criatividade, métrica e emoção.
Sábado, 20 de setembro
📍 16h – Centro Lítero Cultural Poeta Zé de Mariano
🔹 Lançamento do cordel operístico “Lua Alegria”, de Paulo Matricó, uma obra que mistura o lirismo da poesia com a força narrativa do cordel.
📍 19h – Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
🔹 38ª Missa do Poeta, celebrada pelo Padre Josenildo Nunes. Um momento de espiritualidade e reverência à arte, onde a fé se encontra com a poesia.
📍 21h – Palco principal (Praça Gonçalo Gomes)
🔹 Show musical com Mariana e Edinardo Dali, Irah Caldeira, Banda Farra dos Poetas e Lindomar Souza, trazendo o melhor da música nordestina e o autêntico forró sertanejo.
“A Festa da Poesia é um dos maiores orgulhos da nossa cultura. Tabira respira arte, tem raízes poéticas profundas e segue sendo palco de resistência e beleza cultural. É com muito orgulho que a gestão municipal apoia esse evento que valoriza nossa história e dá voz aos nossos talentos”, afirmou o prefeito Flávio Marques.