A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra uma conquista histórica para a saúde pública do município. Desde a reabertura do bloco cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, em fevereiro de 2025, a população voltou a contar com serviços essenciais que há anos não estavam disponíveis na cidade, incluindo partos cesáreos e cirurgias gerais.
Graças ao compromisso da atual gestão com a melhoria da saúde municipal, os tabirenses voltaram a nascer no município e a serem, de fato, tabirenses natos. No passado, gestantes precisavam ser transferidas para outros municípios como Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Caruaru ou até mesmo Recife para realizarem seus partos. Hoje, a realidade é diferente e motivo de orgulho para toda a população.
Entre fevereiro e o início de outubro de 2025, já foram realizados:
- 51 partos cesáreos
- 5 partos normais
- 85 cirurgias gerais (como de hérnia, ovário, fimose, laqueadura, entre outras)
- 540 pequenas cirurgias
O bloco cirúrgico do hospital funciona regularmente todas as sextas-feiras, com uma equipe altamente capacitada, formada pelos médicos Dr. Josete Amaral, Dr. Antônio Jordão, Dr. Josemar Anjos e Dr. João Veras.
Para o prefeito Flávio Marques, esse avanço representa mais que números, é a consolidação de uma política pública de saúde que coloca o cidadão em primeiro lugar. “Estamos muito felizes com esse resultado. Ver os filhos de Tabira voltando a nascer em sua terra é emocionante e nos mostra que estamos no caminho certo. Seguimos trabalhando para oferecer uma saúde cada vez mais humanizada, eficiente e acessível a todos os tabirenses”, destacou o prefeito.
A secretaria municipal de Saúde também comemorou a marca alcançada, reforçando o compromisso da pasta com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde em todas as áreas.